Instituto Henriqueta Teixeira

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Artigo

23.04.03

EUTONIA

Miriam Baldoni A eutonia ajuda o indivíduo a entender por que está tenso, a se sentir tenso, a aceitar a sua tensão e, assim, tentar resolvê-la com relaxamento e pesquisa interior. É a busca pelo equilíbrio das tensões através da experiência e do conhecimento da unidade psicossomática individual, por meio da tomada de consciência das regiões corporais que permaneceram parcial ou completamente inconscientes. O termo eutonia foi inventado por GERDA ALEXANDER para sublinhar que somente o relaxamento não é suficiente para dar ao ser humano domínio satisfatório de seu corpo; é necessário adquirir equilíbrio tônico, quer dizer, capacidade de influenciar o tônus para se adaptar harmoniosamente às circunstâncias variadas da vida. Assim, o que chamamos eutonia (literalmente, o bom tônus) é um estado no qual todo movimento é realizado com um mínimo de energia e um máximo de eficácia, deixando as funções vitais prosseguirem normalmente. GERDA ALEXANDER foi criada em ambiente burguês e culto na Alemanha, antes da Segunda Guerra. Seu pai era pianista, e ela desejou ser dançarina, mas, por motivos físicos ou por limitações de suas forças, ficou impedida de dançar, mas não de lutar. Procurou entender o corpo humano no seu conjunto de sensações, percepções e reações aos estímulos. Foi nesse caminho que questionou as posturas de comportamento de escolas pedagógicas da época e pôde introduzir novos pontos de vista que mudaram as atitudes e as respostas a elas, pelo indivíduo, criando, assim, uma nova técnica. O método da eutonia representa uma tranqüilização psíquica que, em si, permite vencer parte da angústia, qualquer que seja a origem, sem a tomada de consciência de detalhes psicológicos. Tendo à sua disposição uma técnica terapêutica pessoal, o indivíduo torna-se mais autônomo, mais independente e se libera do sentimento de fraqueza, de inferioridade. Ele evolui com mais leveza, mais segurança e poderá, em seguida, abordar os conflitos que até o momento eram muito graves para serem apreendidos. É assim que GUNNA BRIEGHEL-MÜLLER, autora do livro “Eutonia e Relaxamento” e aluna de GERDA ALEXANDER, traduz a importância da eutonia na vida cotidiana das pessoas. A eutonia aplica-se a diversos domínios pedagógicos e terapêuticos. Na Pedagogia, é empregada em jardins de infância e em escolas para crianças normais ou para deficientes físicos e pessoas com distúrbios comportamentais. É também adotada como técnica de formação de esportistas, de professores de educação física, em rítmica, música, dança, nas escolas de arte dramática e como método psicoprofilático do parto. Com finalidade terapêutica, pode ser aplicada na Medicina Psicossomática e em certas afecções traumáticas, ortopédicas e neurológicas. É indicada, ainda, na obtenção de resultado mais rápido nos casos de perturbações ou de tensão nervosa excessiva e para melhor domínio das faculdades físicas e psíquicas. A terapia pela eutonia é, ao mesmo tempo, uma ciência, uma arte, uma pedagogia. Ela vem ao encontro da necessidade de relaxamento que a vida moderna exacerbou e está longe de resolver pelos métodos tradicionais.

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