Instituto Henriqueta Teixeira

Instituto Henriqueta Teixeira

Artigo

03.04.10

Senso comum, ciência e filosofia - elo dos saberes necessários à promoção da saúde

Ediara Rabello Girão Rios 1

Kristiane Mesquita Barros Franchi 2

Raimunda Magalhães da Silva 2

Rosendo Freitas de Amorim 2

Nhandeyjara de Carvalho Costa 3

1 Faculdade Christus. Rua João Adolfo Gurgel 133, Papicu.
60190-060 Fortaleza
CE. ediara@yahoo.com
2 Universidade de Fortaleza - UNIFOR 
3 Universidade Vale do Acaraú

Resumo
No processo de evolução, a humanidade acumulou saberes que foram sistematizados como  onhecimentos. A Filosofia nos auxilia nas funções teóricas e práticas a chegar a uma concepção do universo por meio da auto-reflexão.O senso comum contribui para que a ciência progrida. A partir de problemas do cotidiano das pessoas,
surge a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções para superar as dificuldades enfrentadas pela população. A ciência existe para esclarecer aspectos problemáticos do senso comum, fornecer respaldo aos questionamentos e fundamentar cada conhecimento produzido em resposta às demandas.
Assim, os conhecimentos envolvidos nesta reflexão pretendem beneficiar uma articulação entre as formas básicas de conhecimento e desenvolver uma compreensão satisfatória da promoção da saúde, numa visão compartilhada e conscientizadora da mudança de paradigmas no sistema de saúde. Compreendemos que a promoção da saúde constitui um componente indispensável neste processo, tendo como foco central de suas intervenções o indivíduo pertencente a uma comunidade nas suas múltiplas relações, especialmente entre o contexto comunitário e a dimensão subjetiva, propiciando-lhe um resgate da cidadania.
Palavras-chave: Senso comum, Ciência, Filosofia, Promoção da saúde, Educação em saúde.


 

Baixar Arquivo Arquivo

voltar

Rua Sinval de Sá, 766
Bairro Cidade Jardim
Belo Horizonte - MG
CEP: 30.380-070
(31) 3285.1133 / henriqueta@ssrp.com.br