Instituto Henriqueta Teixeira

Instituto Henriqueta Teixeira

Artigo

27.03.10

Concordância entre o aspirado traqueal e o lavado broncoalveolar no diagnóstico das pneumonias associadas à ventilação mecânica.

Concordância entre o aspirado traqueal e o lavado broncoalveolar no diagnóstico das pneumonias
associadas à ventilação mecânica

Maria Verônica Costa Freire de Carvalho, Geórgia Freire Paiva Winkeler, Fabrício André Martins Costa,Tereza de Jesus Gomes Bandeira, Eanes Delgado Barros Pereira, Marcelo Alcantara Holanda.

Introdução: Os exames de cultura e o exame bacterioscópico  pelo método de coloração de Gram (GRAM) do aspirado traqueal ainda são objeto de controvérsias com relação ao diagnóstico etiológico na pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV).

 

Objetivo: Avaliar a concordância entre os resultados do GRAM e da cultura quantitativa do aspirado traqueal e do lavado broncoalveolar nos pacientes com PAV.

 

Métdodo: Foram estudados de modo prospectivo os pacientes internados no período de outubro de 2001 a agosto de 2002, que estavam há mais de 48hs sob ventilação mecânica, e que apresentavam suspeita clínica de PAV. No momento da suspeita clínica foi realizado o aspirado traqueal seguido do lavado broncoalveolar. O diagnóstico de PAV foi confirmado com a suspeita clínica associada à cultura quantitativa do lavado broncoalveolar 10 4ufc/ml.

 

Resultados: Dos 119 pacientes sob ventilação mecânica, 32 (26,8%) tiveram suspeita clínica de PAV, com confirmação diagnóstica em 25 (78%) deles. A comparação entre o GRAM do aspirado traqueal e a cultura do lavado broncoalveolar mostrou uma moderada concordância (coeficiente de Kappa de 0,56).

Houve concordância entre a cultura quantitativa do aspirado traqueal e do lavado broncoalveolar em 22/25 (88%) e

discordância em 3/25 (12%) casos (coeficiente de Kappa de 0,71). A sensibilidade e a especificidade do aspirado traqueal para o diagnóstico de PAV com o ponto de corte 10 6 ufc/ml foram de 71% e 72%, respectivamente.

Conclusão: A combinação do GRAM com a cultura quantitativa do aspirado traqueal pode contribuir para a  avaliação diagnóstica da PAV.

Baixar Arquivo Arquivo

voltar

Rua Sinval de Sá, 766
Bairro Cidade Jardim
Belo Horizonte - MG
CEP: 30.380-070
(31) 3285.1133 / henriqueta@ssrp.com.br