Instituto Henriqueta Teixeira

Instituto Henriqueta Teixeira

Sobre o Instituto

Sabe-se que a Filosofia é uma das ciências mais antigas, e sua principal função é a busca da verdade pelo pensamento, então, é a Filosofia da mente que valoriza a retórica para saber falar e ouvir, para deixar clara a sensação.

O lema do Instituto Henriqueta Teixeira faz uma dobradinha invertida quando se arrisca a criar uma novidade: uma fisioterapia da mente e uma filosofia do corpo.

Usar o pensamento para perceber a sensação do corpo, sua realidade, e pensá-lo por meio da formação de imagens e dedução lógica do pensamento, via palavra e movimento, numa tentativa de elaborar o corpo, criando um novo estado de consciência corporal: saber como o corpo em movimento, com atenção à percepção das sensações, experimenta-se e aprende para depois agir.

Nesse desenvolvimento dialético, o corpo pensa-se, percebe-se e comunica-se, pelos afetos, suas sensações e elabora-se, articulando suas partes para saber como influenciar em suas compensações para uma transformação efetiva: a consciência corporal.   

Um corpo com flexibilidade e ativo espontaneamente, tranqüilo para reagir às suas percepções e às necessidades reais, quando o meio assim o exigir ou o provocar.

É uma fisioterapia adaptativa do corpo, uma maneira nova de interagir por meio da experiência: movimentos e percepções corporais e como instrumento de se relacionar com o mundo, por meio da elaboração, via afetos, da consciência corporal: a construção da corporeidade.

A corporeidade é um caminho para aprender consigo mesmo, traz a possibilidade de aprender a se organizar, estar inteiro para fazer suas escolhas e realizado por se sentir experimentado, evoluindo para a autonomia, uma responsabilidade rumo à liberdade de poder existir.

Crescer é mudar, e é também saber como e para que mudar.

Qual caminho tomar para isso?

O Instituto Henriqueta Teixeira tem como corpo teórico os seguintes métodos:
* Sensações Somáticas e Reeducação Postural (SSRP)
* Sensações Somáticas e Reeducação Postural-Performance (SSRP-Performance).

A teoria do SSRP é científica por tratar-se de uma relação entre métodos, que visam aos processos, buscando mudanças posturais e de atitudes corporais.

O Método Mézières é a base de fundamentação do RPG, e métodos como Eutonia de Gerda Alexander, Antiginástica de Thérèse Bertherat, Ginástica Holística de L. Ehrenfriend, Osteopatia de Still, Cadeias Musculares de L.  Busquet,  Pilates de J.  Pilates  e Terapia Manual de Marcel Bienfait , que deram a devida atenção à linguagem do corpo e, associados, complementam-se, criando os métodos do Instituto Henriqueta Teixeira com atenção ao corpo como linguagem.

São duas categorias diferenciadas por níveis de atenção à elaboração dos métodos.

A primeira, Sensações Somáticas e Reeducação Postural (SSRP), síntese de vários métodos associados ao RPG, conduz a elaboração da consciência corporal e das percepções da experiência corporal, em que os movimentos priorizam as elaborações na aprendizagem do método; sendo, então, enfatizados os movimentos da musculatura estática, embora seja considerado que a estrutura do músculo contenha a estática e a dinâmica.

A segunda, Sensações Somáticas e Reeducação Postural – Performance, é um nível a mais.
Espera-se que, já consciente do mecanismo do método, se apresente uma nova postura em relação à atitude corporal.
Por ser um “mais”, os movimentos da musculatura dinâmica associam - se aos movimentos da musculatura estática, o que muda o ritmo, o tônus e a flexibilidade dos movimentos do corpo.

A história do corpo guardada em suas marcas, posturas, formas, volumes, desvios, curvas, ritmos e tônus é usada durante o tratamento do SSRP e do SSRP-Performance, como materialidade do corpo a serviço da busca da verdade corpórea.

Rua Sinval de Sá, 766
Bairro Cidade Jardim
Belo Horizonte - MG
CEP: 30.380-070
(31) 3285.1133 / henriqueta@ssrp.com.br